terça-feira, 5 de março de 2013

Resumo de Ulisses

Resumo de Ulisses





    O rei Ulisses vivia na ilha de Ítaca,  com Penélope, sua esposa, e com Telémaco, seu filho. Certo dia, o príncipe troiano Páris raptou a rainha Helena e os gregos resolveram entrar em guerra para a resgatarem. A luta demorou 10 anos até que Ulisses teve uma ideia excelente de construir um cavalo de madeira. O plano correu bem  e depois de resgatarem Helena  zarparam rumo a Ítaca. No regresso a casa, Ulisses  foi parar a uma ilha que era habitada por um ciclope. Cegaram o ciclope e conseguiram escapar. Já na Ilha da Eólia, o rei Éolo ofereceu a Ulisses um saco com todos os ventos violentos do mundo e disse-lhe para não o abrir. Os marinheiros de Ulisses, abriram o saco. À deriva pelos mares foram parar à Ilha de Circe, uma feiticeira, que transformou os companheiros de Ulisses em porcos. Minerva, protetora de Ulisses, apareceu e deu-lhe a erva da vida para ele poder escapar ao feitiço. Circe resolveu, passados anos, libertá-lo e aos seus marinheiros. Ulisses dirigiu-se para a Ilha dos Infernos, onde falou com sua mãe e com o profeta Tirésias. Depois de conhecer a situação do seu reino, zarparam rumo ao Mar das Sereias. As sereias tentaram atrair Ulisses para o fundo do mar. Novamente a caminho de Ítaca, o barco de Ulisses naufragou. Só Ulisses sobreviveu e foi parar à terra dos Feácios, da ilha da Córcira. Depois, levaram-no num barco para Ítaca. Abandonado numa praia, deparou-se com a Deusa Minerva que lhe disse que estava na sua terra. Minerva transformou Ulisses num mendigo para ninguém o reconhecer, à exceção de Euricleia e do seu cão Argus. Ulisses deu-se a conhecer a Telémaco e juntos combinaram uma estratégia para expulsar e matar todos os pretendentes à mão de Penélope. Esta só reconheceu Ulisses depois de o ver a lutar por ela e viveram felizes para o resto da vida…

9 comentários:

  1. Muito bom!!!!!!

    Procurei e procurei resumos e nenhum me agradou não consegui perceber . Mas este consegui perceber tudo logo à primeira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda bem que consegui ajudar :)
      eu tambem precisei de fazer e nao encontrei nada e nao queria que as pessoas demorassem tanto tempo quanto eu demorei a fazer....

      Excluir
    2. e da maria alberta meneres?

      Excluir
  2. se precisarem do livro digital vao aqui:
    http://escolovar.org/conto_maria-alberta-meneres_ulisses.pdf

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. tretas? -.- alguem te pediu opiniao? nao ent cala te oh baza

      Excluir